quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Uma coisa que digo muitas vezes: "Hardcore, bitch!"


A anarquia é a corrente de pensamento mais mal explicada da história.
A sua origem vem do grego Anarcho que significa “sem governo”.
O termo foi usado na época da Revolução Francesa para criticar os mais radicais.
Foi em 1840, que o filósofo libertário Joseph-Pierre Proudhon aceitou o “apelido” e transformou-o numa doutrina.

Como dizia nosso amigo Proudhon:
“Quem quer que meta a mão em cima de mim para me comandar é um usurpador e um tirano – declaro-o meu inimigo”.

Kroprotkin, Malatesta, Tolstoi, Max Stirner...
Nomes que parecem cobertos de pó, depois de tanto que eles escreveram.
Mas o fascínio pela bandeira negra e o A de anarquia continuou vivo nos últimos anos. Renasceu com os Punks nos anos 70.
Levado com brincadeira pelos Sex Pistols, mas levado a sério pela banda Crass.
Foi então iniciado o movimento hardcore dos anos 80.
Influenciou até o lado negro da força, que criou o "anarcocapitalismo", mais próximo das tradições liberais que do anarquismo clássico. E continua confundindo cabeças, inspirando sonhadores e servindo como uma opção num mundo onde a disputa “Capitalismo vs Comunismo” parece ter perdido o sentido.

sinceramente? não quero saber.
Viva o Hardcore, viva a Anarquia!

2 comentários:

  1. hey mate.
    pah ando farto de certos anarcas fakers que pensam que anarquia é punk, sexo e alcool. tentei varias vezes explicar a varias pessoas o que defende o anarquismo, mas é um conceito quase impossivel de explicar devido a várias pessoas usarem o titulo de anarcas sem o merecerem.
    dai à uns tempos encontrei alta série na tv de motoqueiros (sons of anarchy), e há num episodio que explica bastante bem o conceito da anarquia:
    "Anarchism... stands for liberation of the human mind from the dominion of religion; the liberation of the human body from the dominion of property; liberation from shackles and restraint of government. It stands for social order based on the free grouping of individuals."
    interpreta como quiseres, para mim anarquia é isso, se houvesse mais gente a acreditar verdadeiramente, n andavamos na merda em que andamos.

    abraços dude, este blog é uma boa ideia pa!

    ResponderEliminar
  2. - É incrível que não refiras Bakunine;
    - A associação entre hardcore e anarquia é hilariante. Mas não penses com isto que tens piada, é hilariante como um deficiente a cair: ris-te mas passado um bocado apercebeste da gravidade da situação e passa a ser simplesmente mau;
    - Se calhar devias andar menos "drunk and stoned" (ahhh, o toque que o inglês lhe dá);
    - Ganha juízo.

    P.S.: fiz uma pausa e li um post teu que dizia que nuns momentos sentes pena de ti mesmo. Isso além de espectacular é meio caminha andado para seres um falhado. E sim, eu sei que a internet é uma coisa fodida que permite que um gajo que não conheces te venha aqui tratar assim. Mas a vida é uma puta e depois tu morres (uma inesperada referência lírica de uma música rap, hein? Por esta não esperavas tu, seu ganzinhas depressivo).

    ResponderEliminar