terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Parte 1 - Desespero / tristeza.

Sinto-me cada vez mais louco. mas terei assim tanto mal dentro de mim, ou nada terei? Sei que os principais sintomas são reflectidos em estados de humor, entre eles: tristeza / desespero e eufórico / expansiva. A minha questão é, a que se deve tudo isto?

Após alguns estudos que fiz reparei que fazia tudo parte de um grande elo de imensos complementos que ao se agruparem causam estes efeitos negativos e positivos.

Os severos e imensos sintomas negativos:

. Preocupação com fracassos ou incapacidades e perda de auto-estima. Pode ficar-se obcecado com pensamentos negativos, sem conseguir afastá-los.
- Todos os dias me sinto capaz de menos. Já outrora fui um rapaz com força de vontade e garra.

. Sentimentos de inutilidade, desespero e culpa excessiva.
- Por mais que não tenha a ver com o assunto, sinto sempre que podia ter feito algo. Que podia ter sido mais prestável. Mesmo que seja o máximo que consiga. Peço demais de mim. Peço algo que não posso oferecer.

. Pensamento lento, esquecimentos, dificuldade de concentração e em tomar decisões.
- Que dizer? Sinto-me cada vez mais vegetal a cada dia que passa. Não há como evitar.

. Perda de interesse pelo trabalho, pelos hobbies e pelas pessoas, incluindo os familiares e amigos.
- Já referi imensas vezes nos meus textos que tudo á minha volta é-me indiferente e o que me interessa é o realismo. As coisas verdadeiras. Trabalho? Hobbies? Pessoas? Depende do ponto de vista. Depende de certos variáveis.

. Agitação, inquietação, sem conseguir estar sossegado ou perda de energia, cansaço, inacção total.
-Bater com a perna? Ficar o dia todo sem me mexer? Como aqueles fins-de-semana prologados na cama a morrer como uma pessoa que sofreu um AVC recentemente ou daqueles que, sem conseguir dormir, visto uns calções e uma t-shirt ás 6 da matina e vou correr para expo?

. Alterações do apetite e do peso.
- Para além da exagerada ajuda do tabaco e das ganzas nesta situação, como muito pouco. Perdi o apetite quando me perdi a mim mesmo.

. Alterações do sono:insónia ou sono a mais.
- Sou um noctívago. Vivo de noite, durmo de dia. (quando calha).

. Diminuição do desejo sexual.
- Como já alguém especial para mim me disse, "ninguém o desperta." Dificilmente o terei.

. Choro fácil ou vontade de chorar sem ser capaz.
- Ter uma máscara realmente dá jeito..

. Ideias de morte e de suicídio, tentativas de suicídio.
- Sem grandes comentários em relação a isso. Sim, tive e tenho.

. Uso excessivo de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias.
- Infelizmente é verdade. Abuso diariamente do tabaco. Álcool é quando calha. Quando pára na minha mão, marcha.

. Perda da noção da realidade, do tempo, ideias estranhas com conteúdo negativo e depreciativo.
- Quando me perguntam que dia é, respondo sempre errado.
Quando me perguntam se sei o que aconteceu, não respondo.
Quando me perguntam que raio estou para ali a falar, eu digo: "Nem eu mesmo sei."


Sem comentários:

Enviar um comentário